Notícias de saúde

Dieta saudável pode diminuir risco de câncer de boca

10 de Julho de 2002 (Bibliomed). Pesquisadores gregos encontraram mais um motivo para que a população troque a carne vermelha, o álcool e o cigarro por uma dieta mais saudável, baseada em frutas, legumes e azeite de oliva. Um estudo comprovou que a ingestão destes alimentos ricos em magnésio, ferro e vitamina B2 (riboflavina) diminuem as taxas de câncer oral.

A equipe de pesquisadores entrevistou 106 pacientes internados com câncer de boca e outros 106 voluntários que não apresentavam a doença. Foram considerados, entre outros fatores, a dieta, o estilo de vida e o histórico médico. O cigarro e o álcool continuaram como os principais fatores de risco da doença. Conforme o esperado, os pacientes que fumavam foram três vezes mais propensos a receber diagnóstico de câncer de boca. Já os voluntários que, no último ano, ingeriam mais de um copo de bebida alcoólica por dia apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de ter a doença.

A novidade ficou por conta da alimentação. A equipe concluiu que as baixas taxas de incidência de câncer oral e de mortalidade provocadas pela enfermidade apresentadas na Grécia - país com um dos menores índices da doença na Europa - podem ser explicadas, ao menos em parte, pelo elevado consumo de frutas, de cereais (principalmente pão) e de azeite de oliva. Se por um lado, a ingestão desses alimentos pode reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, por outro lado, os pesquisadores acreditam que produtos contendo carne vermelha aumentariam o risco da enfermidade.

Os pesquisadores não conseguiram associar o câncer de boca ao consumo diário de café, nem à idade, ao sexo e ao índice de massa corporal (medida que estabelece uma relação entre altura e peso da pessoa) dos pacientes. O resultado do trabalho foi publicado na edição do mês de junho da revista Cancer.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários