Notícias de saúde
19 de Junho de 2002 (Bibliomed). Foi aprovado na Câmara dos Deputados parecer sobre o Projeto de Lei (PL 3321/00) que determina como devem ser fixados os preços dos medicamentos no Brasil e cria novos mecanismos de controle sobre a venda desses produtos. A aprovação de parecer sobre o texto se deu pela Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Turismo.
O Projeto de Lei (PL 3321/00), um dos resultados da CPI dos Medicamentos, exige das indústrias farmacêuticas e empresas importadoras e distribuidoras de produtos farmacêuticos das linhas humana e veterinária que apresentem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde a classificação de qual ramo do mercado farmacêutico foi relevante para ela no semestre e qual a participação de seus principais produtos no mercado. O relatório a ser entregue à autarquia do Ministério da Saúde deve ser emitido por um profissional habilitado e precisa ser atualizado a cada seis meses.
A deputada Lídia Quinan (PSDB-GO) diz ser importante a definição de qual mercado é relevante para a empresa para que os dados colhidos possam contribuir para a instrução e julgamento de processos sobre infrações de abuso do poder econômico e de dominação de mercado. O governo estaria, com isso, criando meios para evitar o aumento arbitrário dos lucros das empresas farmacêuticas, muitas vezes possíveis por ajustes abusivos nos preços dos medicamentos.
Para ampliar a eficácia da atual legislação que recai sobre as empresas farmacêuticas, o projeto de lei dá poderes a Anvisa de aplicar multas por infração às leis de defesa da concorrência e do abuso de posição dominante de mercado, no valor de 100% a 200% da parcela não deduzida do preço de fábrica, independente de outras multas taxadas por fiscais da Receita Federal.
Os deputados pretendem com o projeto de lei verificar o efetivo poder de mercado dos laboratórios e a verdadeira necessidade de aumento dos preços. O texto do projeto de lei ainda precisa ser apreciado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Redação.
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também