Notícias de saúde

Gripe pode desencadear problemas cardíacos

29 de agosto de 2023 (Bibliomed). Anualmente, mais de 500.000 pessoas morrem em decorrência das complicações da gripe, e muitas outras desenvolvem problemas cardíacos por causa da doença.

Pesquisadores do Copenhagen University Hospital, na Dinamarca, acreditam que divulgar esses possíveis problemas cardíacos pode estimular as pessoas a tomarem a vacina anual contra a gripe. Eles estudaram métodos de mensagens de vacinação disseram que as duas melhores maneiras de levar as pessoas a buscarem a vacinação são um simples lembrete ou observar a ligação entre contrair gripe e futuros problemas cardíacos.

A pesquisa envolveu cerca de 965.000 cidadãos dinamarqueses com 65 anos ou mais. Metade recebeu uma das nove cartas eletrônicas diferentes recomendando uma vacina contra a gripe, enquanto a outra metade não recebeu nenhuma mensagem.

As outras mensagens, que incluíam uma recomendação clara de uma importante autoridade de saúde para se vacinar, não resultaram em um número maior de injeções.

A taxa de vacinação foi maior em pessoas que receberam uma carta sobre benefícios cardíacos do que naquelas que não receberam nenhuma carta: 81% em comparação com 80%. Para o lembrete simples, a vacinação foi de 80,85% em comparação com 80,12% para nenhuma carta.

A mensagem do coração teve um aumento maior na aceitação da vacina entre os participantes que não haviam sido vacinados contra influenza na temporada anterior.

Uma dose de vacinação anual contra a gripe é amplamente recomendada para ajudar a prevenir a infecção, diminuir a gravidade da doença e reduzir as complicações. Para os pesquisadores, é importante descobrir maneiras de aumentar a adesão das pessoas às vacinas, não só a da gripe, mas diversas outras.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)00349-5.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários