Notícias de saúde

São Paulo faz mutirão contra a dengue

Belo Horizonte, 01 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Cerca de 20 cidades da Grande São Paulo fizeram um mutirão de limpeza na última semana para recolher recipientes e outros objetos que possam conter possíveis focos de mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Neste ano, em 70 municípios da região, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) registrou 15.844 casos da doença, sendo quatro casos de dengue hemorrágica. A Sucen também faz treinamentos e reciclagem com funcionários das prefeituras na região, intensificando a campanha antes do início do verão.

O diretor da Sucen, Maurício Botti, explicou que a mudança de hábito da população é bastante difícil e que as pessoas não mantêm seus quintais limpos por não serem condicionadas, como ocorre com o cinto de segurança. Então, a cada ano, novas campanhas de conscientização têm que ser feitas.

Ribeirão Preto teve o maior número de casos, 3.218, mas foi Barretos a cidade que mais preocupou no início do ano, chegando a 3.037 incidências. Suas cidades mais próximas também preocupam, como Guaíra, Guará, Olímpia, Bebedouro e Colina.

Outros municípios também chamaram atenção como Borborema, Sertãozinho Pontal e principalmente, Jardinópolis. Segundo Botti, a Sucen, com 40 funcionários, está priorizando em seus treinamentos, as 15 maiores cidades e algumas pequenas que tiveram grande incidência de casos de dengue. A meta é evitar que a dengue faça vítimas nos próximos meses.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários