Notícias de saúde

Dose de vitamina A pode ter matado crianças na Índia

Belo Horizonte, 16 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A população da Índia está alarmada. Uma dose de vitamina A, distribuída em um programa patrocinado pela UNICEF, pode ter sido a causa da morte de duas crianças no estado de Assam, que fica no Nordeste da Índia, na última terça-feira. Além das duas crianças mortas, outras milhares delas foram hospitalizadas também depois de receber a dose da vitamina.

O Departamento de Saúde de Assam informou que foram abertos centros médicos de emergência para abrigar tantos pacientes e tentar resolver o problema que começou depois que as autoridades médicas começaram a distribuir, no último domingo, doses do produto.

A estimativa, segundo informações do governo de Assam, é de que pelo menos 15 mil crianças tenham sido afetadas. As crianças começaram a sofrer com vômito e febre menos de 24 horas depois de terem recebido as doses da vitamina.

O objetivo da distribuição da vitamina era erradicar a cegueira naquela região. Uma das hipóteses levantadas pelos médicos é de que a partida de vitamina A fornecida pela UNICEF pode ter sido contaminada.

Um funcionário da UNICEF em Assam disse que o programa de erradicação da cegueira tratou de três milhões de crianças entre um e seis anos. O pediatra Anil Sharma admitiu que é possível que a partida de vitamina A distribuída não tenha sido verificada corretamente devido ao caráter maciço da campanha.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários