Notícias de saúde

Quem bebe moderadamente sente-se mais feliz com sua saúde

Belo Horizonte, 31 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Quem costuma beber moderadamente tenta sempre convencer àqueles que não gostam de bebida alcoólica de que um ou dois copos não fazem mal à saúde. Essas pessoas receberam o argumento científico que faltava e agora está sendo apresentado por pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. A conclusão do trabalho é de que pessoas que bebem com moderação sentem-se mais saudáveis do que aquelas que não ingerem bebidas com qualquer teor de álcool.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que um copo de vinho por dia faz bem para a saúde. O estudo, publicado na revista britânica científica Journal of Epidemiology and Community Health, apresenta resultados que mostram que os adeptos ao álcool, incluindo cerveja e bebidas destiladas, eram menos propensos a reclamar de problemas de saúde que aqueles que não bebem nada.

Isso quer dizer que essas pessoas estavam mais satisfeitas com sua saúde e não que a bebida não fazia qualquer mal ao organismo dessas pessoas. Trata-se de uma avaliação do índice de satisfação dessas pessoas. Os pesquisadores da Universidade de Madri advertiram que o estudo não deve ser um incentivo para as pessoas beberem mais, já que as descobertas relatam somente percepção pessoal de saúde.

Do total de pessoas que foram analisadas, mais de um mil, 57% disseram que bebiam regularmente, com o padrão mais comum sendo baixo ou moderado consumo (de um a três drinques por dia). Os especialistas ressaltaram que o fato de os espanhóis terem o hábito de beber nas refeições, o tipo de comida e o clima da Espanha contribuíram para a sensação de bem-estar verificada pela pesquisa.

As implicações práticas do estudo, apontam, não devem ser usadas para promover nem mesmo o consumo moderado de bebidas alcoólicas, já que isso pode aumentar o risco de consumo excessivo de álcool. Estudos posteriores serão desenvolvidos com intuito de verificar quais reações maléficas o álcool provoca no organismo dessas pessoas com grau de satisfação considerado favorável.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários