Notícias de saúde

América vai prevenir e combater a dengue

Belo Horizonte, 17 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Os ministros da Saúde das Américas estiveram reunidos, há algumas semanas, em Washington, para discutir formas de prevenção e controle da dengue e da forma hemorrágica da doença.

Segundo um comunicado do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), foi aprovada por unanimidade uma resolução em que os Estados participantes se comprometem a coordenar estratégias e adotar medidas ambientais sustentáveis e de saneamento básico.

Na reunião, os ministros reconheceram que a situação da dengue nas Américas é alarmante, o que aumenta as chances de ocorrência da febre hemorrágica da doença e até o ressurgimento da febre amarela urbana.

O Brasil e o Chile foram citados como exemplos de nações que controlaram a enfermidade, mas que fazem investimentos muito altos para acabar definitivamente com o problema. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da doença são a febre alta, dores de cabeça, musculares e articulares, além de erupções na pele.

A manifestação hemorrágica da dengue é bastante grave e pode levar o paciente a óbito. Seus sintomas são dores intensas de estômago, vômitos, letargia, baixas de temperatura e desmaios.

No Brasil, a guerra contra a doença continua e deve se intensificar no período chuvoso, quando a reprodução das larvas do mosquito – nos locais onde há água parada – é significativa.

O País chegou a adotar um Plano de Intensificação das Ações para Controle da Dengue. Há alguns dias, o governo anunciou o investimento de R$ 9,4 milhões para o combate à dengue no Estado do Pará.

Cerca de R$ 6 milhões serão gastos apenas na contratação e capacitação dos agentes que vão trabalhar na campanha. O restante do dinheiro será investido na compra de equipamentos e veículos. Insumos, como inseticidas, também serão adquiridos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários