Notícias de saúde

Funasa investe R$ 950 mil em reserva extrativista no Acre

Belo Horizonte, 28 de Setembro de 2001 (Bibliomed). Até o final do ano, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pretende investir R$ 950 mil numa ação pioneira no País para melhorias sanitárias. O primeiro estado a ser beneficiado será o Acre.

Cerca de 2,5 mil famílias residentes nas reservas extrativistas de Chico Mendes e do Alto Juruá, no Acre, terão melhorias sanitárias em suas casas, além de escolas, associações, cooperativas e sindicatos. O governo do Acre destinará ao projeto o equivalente a 10% do valor aplicado pela Funasa.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Funasa, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, governo do estado do Acre, prefeituras e outros.

Um dos objetivos dessa ação é elevar a qualidade de vida da população com a conseqüente redução de doenças como a malária, cólera, esquistossomose e tracoma, associadas à inadequação ou ausência de saneamento. Além disso, o saneamento contribuirá para a diminuição da mortalidade infantil por diarréia em menores de um ano.

Serão construídas mil cisternas e banheiros com fossa e instalação de pias, tanques e vasos. Além disso, as famílias receberão filtros de barro para água. Para garantir que as melhorias sejam incorporadas adequadamente ao cotidiano das comunidades, o projeto incluirá ações de educação em saúde e mobilização social.

Com a implantação do projeto, também melhorará a condição de trabalho das famílias nas áreas extrativistas, principalmente na colheita e na comercialização de castanha, fabricação de óleos vegetais e tratamento da borracha, evitando o êxodo rural.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários