Notícias de saúde

BRASIL: FUNASA Investiga Suspeita de Dengue Hemorrágica no Acre

São Paulo, 11 de Janeiro(eHealthLA). De acordo com o diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jarbas Barbosa, existe somente um caso suspeito de dengue hemorrágica no Estado do Acre. Desde final de 2000 um surto da doença já contaminou 1.030 pessoas. Segundo dados da Funasa, os casos atuais são oriundos da fronteira com a Bolívia, onde a vigilância está sendo reforçada.

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypit, se manifesta em quatro graus de intensidade. Seus principais sintomas são muito parecidos com os de uma forte gripe ou outras viroses. A dengue hemorrágica é sua forma mais grave e se caracteriza por hemorragias internas. O trabalho de investigação e combate à dengue está sendo realizado por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, treinados pela FUNASA em novembro de 2000. Além disso, a Fundação está enviando ao Acre um especialista em manejo clínico de dengue.

Para Jarbas Barbosa, "o mais importante no combate à dengue é combinar ações de educação em saúde e mobilização comunitária com limpeza urbana, assim a população poderá evitar a água parada em recipientes, como vasos e latas vazias, para que não se tornem criadouros do mosquito transmissor da doença". Ele explica que mais de 90% dos focos estão dentro das casas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários