Notícias de saúde

Funasa vacina animais em todo o País

Belo Horizonte, 25 de Setembro de 2001 (Bibliomed). No dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica, que aconteceu no último sábado, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cumpriu sua meta da vacinar cerca de 19 milhões de animais (15 milhões de cães e 3,3 milhões de gatos). Este ano, a Fundação empregou mais de R$ 8 milhões na campanha, sem contar os recursos aplicados pelos estados e municípios, e distribuiu 23 milhões de doses da vacina para os estados.

Graças à vacinação, a cada ano diminuem os casos de raiva animal registrados no País. Em 1999, foram confirmados 1.227 casos da doença. No ano passado, 918. Até agosto desse ano, as ocorrências chegaram a 350 casos.

A raiva está controlada em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O Paraná realizou a vacinação somente nas áreas de fronteira com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Segundo a Coordenação de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses da Funasa, a redução é resultado do êxito nas campanhas de vacinação.

A vacina pode ser aplicada em qualquer animal a partir dos dois meses de idade, mesmo em caso de doença ou prenhez. Apesar da vacinação ser anual, não há contra-indicação se o animal for vacinado mais de uma vez no mesmo ano.

Quem não levou seus animais para vacinar no último sábado, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, onde as vacinas continuarão à disposição.

A vacinação animal é uma das principais formas de prevenção da raiva humana. Os cães são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem. Anualmente, ocorrem, em média, dois casos de raiva humana transmitida por animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos.

Cerca de 70% das pessoas vítimas de agressões por cães foram atacadas por animais que não têm dono. É fundamental que a pessoa agredida procure tratamento médico pois a raiva humana é letal em 100% dos casos. Em 2000, 420 mil pessoas foram agredidas por cães no País. Dessas, apenas 320 mil procuraram tratamento médico.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários