Notícias de saúde

Bayer investiga mortes e efeitos adversos do Lipobay no Brasil

Belo Horizonte, 03 de Setembro de 2001 (Bibliomed). O laboratório Bayer Corporation, ligado à alemã Bayer AG, prometeu concluir em um mês a investigação sobre possíveis mortes ligadas ao medicamento Lipobay, usado para o controle do colesterol e produzido pela empresa.

Até o momento, há suspeita de duas mortes entre brasileiros. Outras sete pessoas relataram reações adversas no Brasil, depois de usarem o produto associado a outras substâncias.

As investigações serão baseadas em registros de médicos que prescreveram o medicamento e de profissionais que atenderam os pacientes quando apresentavam sintomas.

O Lipobay (cerivastatina), comercializado nos Estados Unidos e na Europa com o nome de Baycol, é usado para reduzir o nível de colesterol no sangue e faz parte do grupo de drogas chamadas estatinas.

Na primeira semana de agosto, o fabricante Bayer Corporation retirou o medicamento do mercado mundial depois da suspeita de pelo menos 52 mortes em diversos países que poderiam estar ligadas à droga.

O principal efeito adverso do medicamento é a rabdomiólise – um distúrbio que provoca a degeneração de tecidos musculoesqueléticos. O medicamento Lipobay é vendido no Brasil desde outubro de 1998. Antes de ser retirado do mercado, o remédio era encontrado com facilidade nas farmácias.

A assessoria de imprensa da Bayer não informou detalhes sobre os pacientes investigados no Brasil, porque os familiares não autorizaram a divulgação dos casos. Através de nota oficial, a empresa informou que a bula do remédio possuía a contra-indicação do uso de Lipobay associado a gemfibrozil, redutor de triglicerídeos, supostamente usado por várias das vítimas do produto.

O fabricante notificou os problemas de efeitos colaterais à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, em 17 de agosto. A Anvisa informou apenas que houve uma morte em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Sua unidade de farmacovigilância, que faz o controle dos medicamentos no comércio, fará uma análise paralela dos documentos fornecidos pelos médicos e hospitais onde os pacientes foram atendidos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários