Notícias de saúde

Micro-regiões facilitarão atendimento à população

São Paulo, 21 de Junho de 2001 (eHealthLA). Escolher os municípios que servirão como referência em procedimentos de média e alta complexidade, como a quimioterapia, hemodiálise, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada, e eletrocardiografia.

Esta é base da implantação da nova Norma Operacional de Assistência à Saúde que os Estados começam a discutir a partir de então, no sentido de regionalizar atendimentos.

Em vários estados do Brasil as Secretarias de Saúde estudam as estratégias de implantação da nova Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS/SUS).

A norma que rege a partir de agora a relação entre Estados, Municípios e União, acaba de ser aprovada pelo Ministério da Saúde, e deverá estar implantada em todos o país ainda esse ano.

A discussão primordial, que alguns estados já começaram a fazer, está focada no que mudará no atendimento à saúde dos municípios da região após a aplicação da NOAS, o que acontecerá em julho nos estados do sul, por exemplo.

A base da estratégia está na micro-regionalização dos serviços de saúde, na qual serão escolhidos os municípios que servirão como referência em procedimentos de média e alta complexidade, como a quimioterapia, hemodiálise, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada e eletrocardiografia.

Através da assinatura de um termo de compromisso, esses municípios terão a obrigação de atender uma parcela pré-determinada de municípios próximos, oferecendo serviços anteriormente pactuados.

Em Santa Catarina a discussão está bem avançada. "Esse trabalho vem ao encontro do nosso Projeto de Macrorregiões de Saúde, que tem por objetivo prover de alta resolutividade todas as regiões do estado e evitar grandes deslocamentos dos doentes em busca de tratamento", afirmou o Secretário de Estado da Saúde, João José Cândido da Silva.

Santa Catarina é um dos estados mais avançados do país neste processo e com a implantação das micro-regiões de saúde, ficará mais fácil para todos os moradores do estado terem acesso aos serviços de saúde.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários