Notícias de saúde

Pesquisadores descobrem bactérias resistentes que sobrevivem em micro-ondas

20 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). As bactérias podem se adaptar a uma ampla gama de ambientes hostis, e agora, pesquisadores descobriram bactérias que se adaptaram a um dos locais com maior potencial de mortalidade imaginável: fornos de micro-ondas.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de micróbios de 30 micro-ondas: 10 em cozinhas residenciais; 10 em espaços compartilhados, como refeitórios e locais de trabalho; e 10 de laboratórios de biologia molecular e microbiologia. Os pesquisadores cultivaram as cepas e realizaram o sequenciamento genético dos micróbios, detectando 747 espécies diferentes dentro de 24 famílias bacterianas.

Eles descobriram que comunidades microbianas típicas se sobrepunham entre micro-ondas domésticos e aqueles usados para aquecer alimentos em locais de trabalho. Essas bactérias tendiam a ser as mesmas que os germes encontrados em superfícies típicas de cozinha. Os micro-ondas de laboratório tendem a conter a maior diversidade de micróbios, e os micro-ondas domésticos, a menor.

Os microbiomas encontrados em micro-ondas se assemelham muito aos micróbios encontrados em painéis solares. Pesquisadores especularam que o choque térmico constante e a radiação eletromagnética produzida pelos painéis solares provavelmente têm o mesmo efeito sobre as bactérias que as micro-ondas, matando todos os micróbios, exceto os mais resistentes. Mas nem tudo são más notícias. Cepas bacterianas que podem sobreviver a micro-ondas podem ser úteis em processos industriais que exigem micróbios especialmente resistentes.

Fonte: Frontiers in Microbiology. DOI: 10.3389/fmicb.2024.1395751.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários