Notícias de saúde

Câncer de pulmão matará mais de 15.000 este ano

São Paulo, 01 de Junho de 2001 (eHealthLA). No Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial da Saúde, hoje, 31, há uma explosão de dados relatando os malefícios do fumo sobre a saúde das pessoas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, 14.314 mortes ocorridas no ano passado têm indícios de causas originadas pelo fumo.

Desse total, cerca de 10% atingiu a população mais jovem, situada entre 15 e 49 anos e os 90% restantes em pessoas acima de 50 anos.

Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou que pouco mais de 15.000 pessoas deverão morrer este ano, no Brasil, por câncer de pulmão.

As doenças geralmente associadas ao fumo, campeãs no número de óbitos, são câncer, doenças pulmonares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Ainda nesta semana o site Boasaúde publicou matéria mostrando estudos da Organização Mundial da Saúde dando conta que os não-fumantes que respiram a fumaça do tabaco – os chamaos fumantes passivos - têm risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo.

Quanto maior o tempo em que o não-fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer.

Estudos mostram que a longo prazo os não-fumantes que se expõem à fumaça têm um risco 30% maior de desenvolverem câncer de pulmão e 24% maior de sofrerem infarto do miocárdio do que os não-fumantes que não se expõem.

No estado do Paraná foram distribuídos 100.000 cartazes alertando a população sobre esses riscos e aludindo ao Dia Mundial contra o Tabaco.

PULMÃO - Provocado em 90% dos casos pelo tabagismo, o câncer de pulmão deverá matar 15.145 pessoas no Brasil em 2001, informa o Instituto Nacional do Câncer. Essa deve ser a principal causa de mortes entre homens e a segunda entre as mulheres.

Entre 1979 e 1998, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão cresceu 56% no sexo masculino e 108% entre as mulheres.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários