Notícias de saúde
23 de junho de 2011 (Bibliomed). Por ano, cerca de 1,52 milhões de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse tipo de câncer é o que mais mata no mundo, já que apresenta rápido crescimento e grande probabilidade de disseminar-se para outros órgãos.
Aproximadamente 60% dos pacientes só procuram ajuda médica cerca de um mês de após o início dos sintomas, quando a doença pode estar em estágio avançado. “O câncer de pulmão geralmente não tem sintomas específicos, embora muitos casos possam apresentar falta de ar, tosse e escarro com sangue. Nestes casos, um médico deve ser procurado com rapidez, para que o diagnóstico e início do tratamento aconteçam o quanto antes”, afirma o dr. José Rodrigues Pereira, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e coordenador da Comissão de Câncer.
Outro agravante é que, justamente por não apresentar sintomas específicos, o câncer de pulmão pode ser confundido com outras doenças, como tuberculose e pneumonia. Estima-se que no Brasil serão diagnosticados cerca de 27 mil novos casos, e outros 90 mil poderão ter a doença e não receber o diagnóstico correto só esse ano.
O câncer de pulmão, se não tratado, pode matar em um período de 4 a 6 meses. Aquele que iniciar o tratamento logo após o diagnóstico, poderá obter uma melhor sobrevida mediana entre 9 e 12 meses. “Com o emprego de uma nova geração de medicamentos alvo específicos, em fase final de desenvolvimento, essa expectativa de vida poderá ultrapassar dois anos”, diz Pereira.
Fonte: Press Release, Acontece Comunicação e Notícias, 22 de junho de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também