Notícias de saúde

Especialista norte-americana falará sobre carotenóides, os inimigos do câncer

São Paulo, 25 de Maio de 2001 (eHealthLA). A norte-americana Lynda Doyle, especialista em nutrição humana, estará em São Paulo no próximo dia 30 para falar dos novos carotenóides e seus benefícios.

Encontrados em legumes e verduras, o licopeno, a luteína e a zeaxantina, ajudam no combate ao câncer de próstata e doenças oculares, além de inibir a degeneração macular.

Ela comentará pesquisas apontando que as pessoas habituadas a frutas, legumes e verduras, regularmente, têm 43% menos chance de contrair doenças visuais.

Os carotenóides já são produzidas em laboratório, na forma sintética, e podem ser adicionadas aos mais diversos tipos de alimentos – como farinha, açúcar, arroz, macarrão, leite, em programas de nutrição e saúde, prevenindo o surgimento de alguns tipos de câncer na população, como acima citado, resultando em melhoria da qualidade de vida e economia.

Sobre a eficiência do licopeno, a convidada do Laboratório Roche cita um estudo da Universidade de Harvard comprovando que a ingestão abundante de tomate e seus derivados (suco, sopa, molho etc.) diminui em 35% os riscos de câncer de próstata.

A pesquisa analisou e acompanhou a dieta alimentar de 47 mil homens, concluindo que os consumidores contumazes de tomate e derivados apresentavam menor incidência de problemas na próstata.

Segundo as Estimativas de Incidência e Mortalidade Por Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer, deverão ocorrer cerca de 15 mil novos casos de câncer de próstata e cinco mil mortes causadas pela doença no país, em 2001. Existem no país aproximadamente 120 mil homens com a doença, segundo o INCA.

A luteína e a zeaxantina são duas grandes armas contra a degeneração macular. A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo, principalmente em indivíduos acima de 65 anos e em mulheres fumantes de olhos claros.

A degeneração se desenvolve a partir de microvasos que vão se formando na mácula (a região central da retina). À medida em que o tempo avança, eles vão se cristalizando e, conseqüentemente, dificultando a visualização plena.

A visão borrada é o primeiro sintoma. Essa substâncias são encontradas no espinafre, couve, ervilha, brócolis e alface, age como um importante antioxidante, protegendo as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

Serviço

Palestra: Os Novos Carotenóides
Data: 30/05
Horário: das 13 às 15 hs
Local: Auditório da Roche, à Av.Engenheiro Billings, 1729, Jaguaré, S. Paulo

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários