Notícias de saúde

Distúrbio Comum da Próstata é Ignorado, Mostra Pesquisa

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - A prostatite é uma inflamação da próstata que afetará cerca de metade de todos os homens em algum momento de suas vidas. Ainda assim, poucos norte-americanos ouviram falar do distúrbio e ainda menos gente sabe o que é, revelou um levantamento.

Conforme a pesquisa patrocinada pela Fundação Americana para Doença Urológica, pela Men's Health Network (Rede de Saúde dos Homens) e pela Bayer Corporation, apenas 15 por cento dos norte-americanos já ouviram falar da prostatite.

Os sintomas da inflamação podem incluir febre, arrepios, dor ao urinar e dor na região inferior do abdômen e genital. A incidência da prostatite aumenta com a idade, mas pode afetar homens jovens.

Entre os que disseram ter ouvido falar da doença, 16 por cento declararam incorretamente que o problema pode afetar tanto homens quanto mulheres.

Em um esforço para educar os norte-americanos e dissipar mitos sobre o problema, os patrocinadores do levantamento instalaram um número de telefone para chamadas gratuitas. Os consumidores podem ligar e pedir um folheto sobre os sintomas, diagnósticos e tratamentos para prostatite.

"É um problema desagradável que causa uma morbidade substancial para muitos homens norte-americanos", disse à Reuters Health, John Krieger, professor de urologia da Escola de Medicina da Universidade de Washignton, em Seattle.

Conforme o especialista, a falta de atenção entre o público reflete o fato de que muitos homens podem não estar fazendo exames físicos regulares depois de não terem mais a exigência dos exames feitos na escola secundária e antes de voltar à rotina médica na meia-idade.

"Muitos homens têm uma atitude como se estivessem no início da vida e como se nada pudesse estar errado", disse Krieger. Segundo o levantamento, muitas pessoas que conheciam a prostatite acreditavam equivocadamente que o distúrbio era um sinal prematuro de câncer (83 por cento).

Krieger observou que, embora alguns dos sintomas possam ser os mesmos, a maioria dos homens com prostatite não tem câncer de próstata.

A inflamação pode ser causada por bactérias que podem ser tratadas com antibiótico ou por outros fatores, que também podem ser alvo de tratamento.

A campanha nacional foi liderada pelos patrocinadores do levantamento. Os resultados são baseados em respostas de cerca de mil pessoas com acima de 18 anos de idade.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários