Notícias de saúde

Laboratório cria programa para educar pacientes com doenças crônicas

São Paulo, 03 de maio de 2001 (eHealthLA). A Novartis do Brasil está desenvolvendo desde o ano passado, um programa cujo objetivo é gerar qualidade de vida aos portadores de doenças crônicas ou de longa duração.

Trata-se do "Viver Bem" que, além de orientar os pacientes quanto a administração correta dos remédios e fornecer dicas de comportamento para melhorar a saúde dos mesmos, oferece descontos de 30% em medicamentos.

"Queremos conscientizar os portadores de doenças crônicas da importância de fazer o tratamento corretamente.

Uma pesquisa realizada pela Novartis detectou que cerca de 40% dos pacientes que usam medicamento de uso contínuo ou prolongado param o tratamento ao primeiro sinal de melhora, prejudicando ainda mais o seu estado de saúde", diz Regina Câmara, gerente responsável pelo programa.

Como funciona

O "Viver Bem” começa com o representante do laboratório visitando os médicos de todo o país, apresentando os objetivos do programa.

Em posse de uma ficha de cadastro cedida pela Novartis, o médico receita o medicamento necessário ao paciente, orientando-o a preencher os dados da ficha e enviar para o laboratório para a inscrição do mesmo no programa.

Assim, a central de atendimento introduz o paciente em seu banco de dados e num prazo médio de 48 horas faz o primeiro contato telefônico com o mesmo, explicando o programa e os benefícios que lhe serão proporcionados.

Em seguida o paciente recebe um cupom personalizado, além de uma relação de farmácias credenciadas, onde ele terá o desconto. A partir de então passa a receber também materiais com orientações sobre o seu tratamento, assim como dicas de saúde para uma melhor qualidade de vida. Ele também tem a sua disposição um 0800 para tirar dúvidas ou fazer sugestões e críticas ao programa.

Sistema interligado

Como o sistema de comunicação está todo interligado, ao vender o medicamento a um paciente do programa, a rede farmacêutica comunica ao Laboratório, fazendo com que o operador saiba a proximidade de término de administração do remédio.

Além de facilitar todo o trâmite de informações sobre o paciente, o sistema também permite monitorar o desempenho do programa em toda a rede médica e farmacêutica, permitindo reavaliar parcerias ou até mesmo a logística do mesmo.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários