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Brasil: Atendimento domiciliar melhora qualidade de vida dos pacientes

São Paulo, 5 de Abril de 2001 (eHealthLA). Impulsionado principalmente pela melhora sensível na qualidade de vida dos pacientes e pela redução de custos para empresas de saúde e hospitais, o setor de medicina domiciliar (home care) vem tendo uma rápida expansão no País.

Segundo informações da Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar (Abemid), hoje são cerca de 5 mil brasileiros internados em casa e 120 empresas atuando no segmento. Ao ano, o setor está movimentando R$ 800 milhões.

O Tratamento Home Care

Um paciente internado em casa tem uma melhora mais rápida do que se estivesse no hospital, defende o médico Wilson Jacob Filho, coordenador do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Nadi) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

"O índice de reinternação caiu 64% entre os doentes atendidos dentro do programa", afirma ele. Ele enumera outras vantagens.

"O paciente tem ganhos significativos na sua qualidade de vida: vai estar no ambiente familiar, contando com o relacionamento dos parentes e amigos sem as regras impostas pelos hospitais, pode aproveitar de uma infra-estrutura melhor, com televisão, computador, telefone, comida caseira, etc."

Programa

Atualmente são 124 pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar do Nadi. Desde 1996, outros 700 já passaram pelo programa.

As visitas são sempre feitas pela equipe multidisciplinar completa e a periodicidade depende do estágio do paciente, variando de no mínimo uma vez por semana a uma consulta a cada dois meses.

"Nestas ocasiões, além do atendimento, desenvolvemos também um trabalho para capacitar a pessoa que cuida do doente, para que a tarefa não se torne árdua demais", explica o médico.

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