Notícias de saúde

BRASIL: Atendimento Domiciliar Melhora a Qualidade de Vida dos Pacientes

São Paulo, 16 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Impulsionado pela melhora na qualidade de vida dos pacientes e pela redução de custos para empresas de saúde e hospitais, o setor de medicina domiciliar vem tendo uma rápida expansão no País.

Um paciente internado em casa custa cerca de 70% a menos do que se o tratamento fosse feito no hospital, calcula o médico Wilson Jacob Filho, coordenador do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Nadi) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), um dos primeiros a adotar o sistema, em 1996. "Outro dado importante é que o índice de reinternação caiu 64% entre os doentes atendidos dentro do programa", afirma ele.

Vantagens

Segundo o médico, com este sistema o paciente tem ganhos significativos na sua qualidade de vida. “Ele vai estar no ambiente familiar, contando com o relacionamento dos parentes e amigos sem as regras impostas pelos hospitais, pode aproveitar de uma infra-estrutura melhor, com televisão, computador, telefone, comida caseira, etc.", explica. Atualmente são 124 pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar do Nadi.

Programa

Desde 1996, outros 700 já passaram pelo programa. As visitas são sempre feitas pela equipe multidisciplinar completa e a periodicidade depende do estágio do paciente, variando de no mínimo uma vez por semana a uma consulta a cada dois meses. "Nestas ocasiões, além do atendimento, desenvolvemos também um trabalho para capacitar a pessoa que cuida do doente, para que a tarefa não se torne árdua demais", explica o médico.

Governo

Outro exemplo de atendimento domiciliar é o oferecido pelo Ministério da Saúde, através de agentes de saúde. Eles desenvolvem um trabalho de prevenção primária, detectando riscos em potencial e encaminhando casos para graves para os hospitais. Segundo informações da Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar (Abemid), hoje são cerca de 5 mil brasileiros internados em casa e 120 empresas atuando no segmento.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários