Notícias de saúde

BRASIL: OMS cria centro para agilizar acesso a medicamentos antituberculose

São Paulo, 22 de Março de 2001 (eHealthLA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) inaugurou esta semana um centro de distribuição de medicamentos para facilitar o acesso a tratamentos antituberculose em países em desenvolvimento.

Embora a cura para a tuberculose tenha sido descoberta há mais de 50 anos, aumentou o número de mortes pela doença.

Estima-se que a cada ano 8,5 milhões de casos novos aconteçam e cerca de dois milhões de pessoas morram da doença infecciosa curável mais letal do mundo.No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde indicam que 35% da população esteja infectada.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo bacilo de Koch. O mais comum é que ataque os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo, dos olhos aos intestinos. É transmitida pelo ar.

Segundo o clínico Jorge Wilson Magalhães de Souza, do Rio de Janeiro, o tratamento é feito através de drogas, e é eficaz.

Hoje em dia são usadas arifampicina, isoniazida, pirazinamida, estreptomicina, etambutol, etionamida e outras.

Estas drogas produzem diversos efeitos colaterais e desta forma o acompanhamento médico é imperativo. “O esquema atualmente mais utilizado é o RIP (rifampicina, isoniazida e pirazinamida) num esquema de seis meses de terapia, dito tríplice para diminuir a possibilidade de resistência das drogas e de diminuir a população bacteriana a curto prazo”, explica o médico.

Os sintomas vão depender da região do corpo onde aparece a tuberculose. No pulmão, a ação do bacilo causa tosse e sangramento; no sistema nervoso poderá gerar meningite; se atacar nos ossos, as costas ficarão curvadas; nos rins causará sangramento; no intestino poderá causar diarréia etc.

O Programa Nacional de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde pretende reduzir, até 2009, a incidência da tuberculose em 50% e sua mortalidade em dois terços.

Centro

O Centro Mundial de Medicamentos contra a Tuberculose, que financiado por doações, será uma espécie de agência de aquisição para fornecer as drogas mais eficazes a países e organizações habilitadas.

Somente 23 países, principalmente na África e Ásia, concentram 80 por cento dos casos mundiais de tuberculose.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários