Notícias de saúde

Dia Mundial da Visão é comemorado no Brasil

Belo Horizonte, 10 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Começam hoje, no Memorial da América Latina, em São Paulo, as comemorações do Dia Mundial da Visão (World Sight Day 2001). É a primeira vez que o evento, promovido pelo Lions Clubes, acontece no Brasil. O objetivo é alertar e orientar médicos e a sociedade em geral sobre a importância do combate e prevenção à cegueira. Hoje, as atividades acontecem na cidade de São Paulo e, amanhã, em São José dos Campos.

Neste ano, será anunciado o "Projeto Mundial SightFirst para Eliminação da Cegueira em Crianças". A Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Lions Clubes, vai investir US$ 3,75 milhões em 25 países, incluindo o Brasil.

A verba será destinada ao treinamento de seis mil pessoas em todo o mundo para atuar no diagnóstico e tratamento de crianças com problemas de visão recuperáveis, e ainda à criação de Centros de Excelência em Oftalmologia.

A programação do Dia Mundial da Visão inclui exames oftalmológicos gratuitos em 4,5 mil crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino das cidades-sede do evento; doações de equipamentos de alta tecnologia; campanhas educativas de prevenção a doenças oftalmológicas e de doação de óculos usados.

Haverá ainda exposição e leilão de óculos doados por celebridades, como Jô Soares, Hermeto Pascoal, Cláudia Raia, Edson Celulari, Arnaldo Antunes, Déborah Bloch e Astrid Fontenelle. A renda será destinada à Fundação Dorina Nowill para Cegos, criada em 1946 para facilitar o acesso de deficiente visuais a livros em Braille. O leilão vai ser realizado amanhã, entre 8 e 16 horas, via internet, no site Lokau

Amanhã, em São José dos Campos, acontece também o simpósio "O Futuro da Oftalmologia: Os Próximos 10 Anos", voltado para profissionais de Oftalmologia, agentes de saúde e membros do Lions. As palestras serão ministradas por autoridades da oftalmologia brasileira, especialistas da OMS e da Universidade de Vanderbilt, no Tennessee (EUA).

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários