Notícias de saúde

BRASIL: Governo Britânico Manterá Reembolso dos Gastos com o Tratamento de Obesidade

São Paulo, 21 de março de 2001(eHealthLA). Na última semana, o National Institute for Clinical Excellence (NICE – instituição de diretrizes na política de saúde pública britânica) anunciou a decisão de recomendar que os pacientes que utilizam o medicamento Xenical® (Orlistat) permaneçam sendo reembolsados pelo National Health Service (NHS – serviço nacional de saúde da Grã-Bretanha). O parecer é considerado um marco no combate ao excesso de peso, com o Reino Unido reconhecendo que o problema se tornou uma epidemia.

Números

Estima-se que, mundialmente, 100 milhões de pessoas apresentam excesso de peso, e o aumento anual é tão rápido que Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou recentemente que a obesidade se tornou uma epidemia global. Como tal, o problema demanda uma política séria de saúde pública devido ao aumento dos fatores de risco associados ao excesso de peso, como diabetes do tipo 2, doenças coronarianas e hipertensão.

Apenas no Reino Unido, uma em cada duas pessoas está com sobrepeso e cerca de 20% da população é obesa. Além disso, quatro em cada cinco pacientes com diabetes apresentam sobrepeso.

Dados de países desenvolvidos como Holanda, França, EUA, Austrália e Suécia, estimam que o custo da obesidade, nestes locais, gira em torno de 3 a 8 % do total de gastos com saúde. Uma redução de peso em torno de 5% pode gerar uma melhora significativa sobre a saúde, o que por sua vez pode ser convertido em uma redução nos gastos dos Sistemas de Saúde.

O Dr. Paul Brown, pesquisador da farmacêutica Roche, fabricante do Xenical® (Orlistat) acredita que o anúncio é um marco no reconhecimento da obesidade como um problema sério e que deve ser combatido. “Estou satisfeito que o NICE tenha entendido a gravidade do problema e que eles tenham endossado o uso do Xenical® (Orlistat) como um tratamento de controle de peso eficaz em sua avaliação.

Recomendar o uso do medicamento em pacientes obesos ou com sobrepeso reconhece sua importância, tanto no controle do excesso de peso, como para reduzir as co-morbidades associadas com esta condição”, avalia o Dr. Brown.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários