Notícias de saúde

Padre Contraria Vaticano e Defende o Uso da Camisinha

Com recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 20 mil, o padre Valeriano Paitoni produziu e dirigiu a produção de um vídeo, no qual defende o uso de preservativos, além de demonstrar como o seu uso é eficaz no combate a doença.

Isto após a polêmica provocada pelo monsenhor Javier Lozzano de Barragán, presidente do Conselho do Pontifício da Pastoral da Saúde da Santa Sé, há quase um mês, quando criticou em Campinas, os setores da Igreja Católica que já admitem o uso da camisinha como forma de evitar a contaminação pelo vírus HIV.

O pronunciamento de Lozzano que estava representando o papa João Paulo II, no Primeiro Encontro sobre DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids provocou polêmica e inclusive por parte das ONGs- Organizações não Governamentais. Na época, o representante da Santa Sé afirmou que o uso da camisinha contraria as diretrizes do Vaticano para os fiéis. A igreja, de acordo com o monsenhor, ainda defende a fidelidade matrimonial como a melhor maneira de evitar o contágio.

Material

O vídeo preparado pelo padre além de destacar os números da doença apresenta ainda, os dados do Banco Mundial sobre o trabalho de prevenção adotado no Brasil, mostrando que as ações durante os últimos anos evitaram quase 30 mil novos casos de infecção do HIV, resultado também em conseqüência do aumento de mais de 500% na venda de camisinhas no país.

A fita possui a duração de aproximadamente 15 minutos e já foram produzidas mais de 200 cópias que deverão ser encaminhas para as Organizações não Governamentais católicas. A intenção do padre é distribuir outras fitas para várias igrejas/paróquias em todo o Brasil.

Esta ação deve ainda provocar ainda mais polêmica junto aos setores mais conservadores da Igreja Católica. O padre Valeriano Painoti é italiano pertence a ala progressista da igreja e é integrante da Congregação dos Missionários de Consolata. Além disso, ele participa de trabalhos de assistência gratuita a portadores do HIV.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários