Notícias de saúde

BRASIL: Dieta Mediterrânea Auxilia no Combate ao Câncer

São Paulo, 07 de Março de 2001 (eHealthLA). Os benefícios da cozinha mediterrânea vão além do coração. Pesquisas apresentadas em um encontro internacional sobre o tema, realizado em no final do ano passado na cidade espanhola de Palma de Mallorca, provaram que tais iguarias evitam tumores.

Segundo cálculos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a adoção da culinária mediterrânea pode reduzir em 25% o câncer de cólon, em 15% o de mama e em 10% o de próstata.

A explicação está no baixo consumo de gordura saturada, encontrada, sobretudo nos alimentos de origem animal, e na alta ingestão de frutas e verduras, cheias de componentes saudáveis.

"Entre esses nutrientes estão os fitoquímicos, que protegem contra o câncer e fortalecem as defesas, os flavonóides e os carotenóides, antioxidantes capazes de tornar as membranas celulares mais resistentes à ação dos radicais livres", explica a nutricionista Midori Ishi, da Universidade de São Paulo.

A Dieta

Em 1940, especialistas americanos começaram a se perguntar por que a população do Mediterrâneo tinha menos doenças cardíacas. Desde então só aumentou o número de trabalhos científicos confirmando os benefícios dos hábitos alimentares dessa região.

Com uma dieta rica em frutas, verduras, grãos, cereais e peixes, além do azeite de oliva como principal fonte de gordura, esses povos também vivem mais e correm menos risco de desenvolver tumores.

Azeite de Oliva

Uma das estrelas da dieta é o azeite de oliva, que é rico em ácidos graxos monoinsaturados, uma gordura benéfica para o organismo. Pesquisas comprovaram que esse óleo aumenta as taxas do colesterol bom (o HDL) e diminui os níveis do ruim, o LDL. Segundo os especialistas, isso ocorre não apenas porque ele está repleto de "gordura saudável", mas também por possuir substâncias com poder antioxidante.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários