Notícias de saúde

Beijo na Boca Pode Transmitir Bactéria Causadora de Cárie

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health)
- Os apaixonados podem ter que conter seus beijos. O beijo na boca pode transmitir a bactéria que causa cáries, de acordo com um dentista norte-americano.

A bactéria, conhecida como "Streptococcus mutans", também pode ser transmitida compartilhando alimentos, pela saliva em uma colher ou um garfo transferidos de uma boca à outra, disse Laurence R. Rifkin, dentista particular em Beverly Hills, à Reuters Health.

Normalmente, a "Streptococcus mutans" é encontrada na placa dentária de pessoas infectadas. Um teste de saliva simples pode ser usado para determinar quem carrega a bactéria e está sob risco de desenvolver cáries.

A escovação, o uso de fio dental e outras formas de higiene oral são importantes para "reduzir a quantidade de bactéria grudada na superfície dos dentes", disse Rifkin.

Além disso, as pessoas podem ser tratadas em consultórios odontológicos com aplicações de fluoreto que ajudam a superfície dos dentes a ficar resistente à quebra de ácidos e às cáries ou com selantes, que usam uma resina para selar os sulcos e as depressões nos dentes, explicou o dentista.

"Tenha consciência da relação entre compartilhar alimentos e beijo, pois você pode passar bactérias que podem causar cáries", destacou Rifkin.

Além disso, devido à natureza contagiosa da cárie dentária, "se um membro da família é tratado (de cáries), todos devem ser tratados ou avaliados".

Pessoas sob risco maior de cáries incluem aquelas que tiveram duas cáries em um ano, diabéticas ou aquelas com pressão sanguínea alta que têm um fluxo salivar menor, além daquelas com o sistema imunológico comprometido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários