Notícias de saúde

Vaping pode danificar os dentes

11 de abril de 2023 (Bibliomed). Além de seus outros riscos à saúde, os cigarros eletrônicos podem ajudar a apodrecer os dentes, sugere um novo estudo da Tufts University School of Dental Medicine, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 13.000 pacientes tratados nas clínicas odontológicas Tufts de 2019 a 2022. Todos tinham 17 anos ou mais. Embora a maioria dos pacientes não fumasse, os pesquisadores descobriram que 79% dos que o faziam apresentavam alto risco de cárie, em comparação com cerca de 60% dos pacientes que não usavam cigarros eletrônicos.

Os pesquisadores explicam que os cigarros eletrônicos podem aumentar o risco de cárie dentária porque o conteúdo açucarado e a viscosidade do líquido vaping aderem aos dentes. Vaping fluidos também alteram o microbioma na boca, tornando-o mais amigável para as bactérias causadoras de cáries. E o vaporizador parece estimular a cárie em áreas onde geralmente não ocorre, como as bordas inferiores dos dentes da frente.

Fonte: Journal of the American Dental Association. DOI: 10.1016/j.adaj.2022.09.013.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários