Notícias de saúde

Cientistas Identificam Gene Que Ajuda Corpo a Absorver Ferro

06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores britânicos identificaram um gene que atua no mecanismo de absorção do ferro dos alimentos. A descoberta pode ter implicações para o estudo de doenças como a anemia, que provoca fadiga, respiração curta, vertigem e dor de cabeça.

O ferro é um componente essencial da hemoglobina, molécula das células vermelhas sanguíneas, que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos de todo o corpo. A deficiência de ferro provoca anemia e pode causar retardo do desenvolvimento.

"Mais um passo foi dado no sentido da compreensão da base molecular da absorção do ferro", disse Andrew T. McKie, do King's College of London, Grã Bretanha, à Reuters Health. "Agora entendemos melhor como o ferro dos alimentos é absorvido pelo organismo", disse McKie.

Enzimas específicas controlam a conversão do ferro em uma forma que pode ser absorvida pelo corpo e os genes controlam estas enzimas são encontrados no fermento, em plantas e bactérias. Nenhum desses genes havia sido identificado em mamíferos e a equipe de McKie usou novas técnicas genéticas para pesquisar o gene envolvido na absorção intestinal de ferro.

O gene, conhecido como Dcytb, mostrou-se semelhante aos encontrados em ovelhas e coelhos que codificam outras enzimas, informaram os autores do trabalho.

Os cientistas também observaram como os níveis da proteína codificada pelo gene Dcytb mudaram em vários distúrbios do metabolismo do ferro.

Em ratos com anemia crônica, os pesquisadores verificaram que os níveis da proteína Dcytb estavam elevados, refletindo a tentativa do corpo de restaurar os níveis de ferro ao normal.

Os níveis de proteína Dcytb aumentaram quando os ratos foram alimentados com dietas deficientes em ferro, segundo artigo publicado na edição de fevereiro da Sciencexpress, uma publicação da revista Science. Baixos níveis de oxigênio que estimulam a absorção de ferro também aumentaram os níveis de proteína Dcytb.

Os pesquisadores encontraram a proteína na região do intestino mais ativa na absorção do ferro da dieta.

"A Dcytb fornece um elemento importante no caminho da absorção do ferro", concluíram os autores.

"A elucidação do processo de absorção do ferro pode permitir sua intensificação ou inibição em distúrbios onde há alterações no mecanismo", disse McKie.

"Mais realisticamente, a elucidação do caminho da absorção intestinal do ferro poderia permitir a melhora dos métodos para prognosticar, medir e modificar a absorção de ferro dos alimentos", disse o pesquisador.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários