Notícias de saúde

Egito Devolve Hemoderivado Britânico Suspeito de Contaminação

CAIRO (Reuters) - O ministro da Saúde do Egito, Ismail Sallam, disse em nota divulgada na quarta-feira que o Egito reexportou produtos de sangue de um homem britânico portador da versão humana do mal da vaca louca.

Na segunda-feira, a Grã-Bretanha informou que exportou para o Egito e dez outros países, incluindo o Brasil, produtos de sangue doados por três homens que foram depois diagnosticados com a nova variante do mal de Creutzfeldt-Jakob (vCJD).

"Um total de 144 ampolas de plasma importado foram enviadas para o exterior", disse ministro ao jornal oficial Al-Ahram. Ele não disse se os produtos de sangue foram devolvidos para a Grã-Bretanha ou enviados para um terceiro país.

Alguns cientistas acreditam que os humanos podem ter sido infectados com a doença fatal degeneradora do cérebro, embora eles não tenham casos que comprovem a hipótese.

Sallan disse que o Egito proíbe a importação de hemoderivados desde 1985. "O Egito tem um superávit de sangue que excede as 800 mil unidades, comparado com as 150 mil unidades de alguns anos atrás. Como o sangue pode ser importado se o temos em excesso?", disse ele.

Sallan afirmou no passado que o Egito está livre do mal da vaca louca.

O Egito proibiu importações de carne da Europa há cerca de quatro meses, mas não há restrições à importação de ração animal preparada com ossos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários