Notícias de saúde

BRASIL: FUNASA Adere ao Programa de Qualidade no Serviço Público

São Paulo, 8 de Fevereiro (eHealthLA). O presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Mauro Ricardo Machado Costa assinou o termo de adesão ao Programa de Qualidade no Serviço Público, durante reunião de mobilização dos dirigentes da instituição.

Cerca de mil instituições públicas já aderiram ao programa, criado em 1991. "O serviço público é para servir ao público e não para servir individualmente as pessoas que nele trabalham", ressaltou o presidente durante pronunciamento na solenidade de adesão.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento e Orçamento com o objetivo de superar, até 2003, o índice de 70% de usuários satisfeitos com os serviços públicos prestados pelas instituições.

Para alcançar este índice, o Programa de Qualidade conta com três subprogramas: Atendimento ao Cidadão, Avaliação da Satisfação do Cidadão e Incentivo à Melhoria da Qualidade do Atendimento.

O programa Atendimento ao Cidadão prevê mecanismos e instrumentos para melhorar a comunicação e a interação entre as partes. O segundo subprograma, Avaliação da Satisfação do Cidadão, estabelece paradigmas para a aferição da opinião do usuário externo e o subprograma de Incentivo à Melhoria da Qualidade do Atendimento estimula, orienta e apóia as instituições na busca da qualidade.

O diretor do Programa de Qualidade no Serviço Público, Paulo Daniel Barreto Lima, explicou que "a qualidade na gestão pública depende da capacidade das organizações funcionarem como entidades estruturadas, com seus funcionários atuando de maneira integrada e harmônica".

A base do movimento nacional pela qualidade no serviço público é uma rede de parcerias entre organizações, servidores e cidadãos para promover a melhoria da gestão no setor.

Para que isto aconteça, Lima ressaltou a importância do treinamento para o servidor, mas deixou claro que o funcionário deve agir com bom senso e atitude quando questionado sobre alguma informação não contemplada no curso.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários