Notícias de saúde

EUA Não Fazem Comentários Sobre Proibição de Carne Brasileira

05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse na sexta-feira que não tinha nenhum comentário imediato sobre seguir ou não o Canadá na decisão de suspender a importação de produtos de carne bovina brasileiros por medo da doença da vaca louca.

O governo canadense anunciou nesta sexta-feira que estará removendo das prateleiras carne enlatada e caldo de carne procedentes do Brasil depois de receber informações questionando os controles brasileiros contra a doença. O Canadá disse que o Brasil importou animais vivos da Europa até 1999. Kevin Herglotz, porta-voz do USDA, não tinha comentários imediatamente sobre as sanções canadenses.

O ministério da Agricultura brasileiro disse que previa que os Estados Unidos seguissem o Canadá nas sanções, uma vez que ambos são membros do Nafta, o acordo de livre comércio da América do Norte. A doença nunca foi detectada nos Estados Unidos, de acordo com o USAD e o FDA. O Brasil é um vendedor significativo de produtos de carne para os Estados Unidos.

O USDA disse que em 1999 o Brasil exportou 50.376 toneladas desses produtos para os Estados Unidos, comparadas a 33.534 toneladas em 1998. O Brasil disse que as exportações de carne enlatada e de caldo de carne para os Estados Unidos totalizam cerca de 82,5 milhões de dólares por ano, enquanto o Canadá importa cerca de 5,5 milhões.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários