Notícias de saúde

Lituânia Proíbe Importação de Carne de Vizinhos Europeus

VILNIUS, Lituânia (Reuters) - A Lituânia impôs uma proibição temporária na terça-feira a todos os produtos importados de carne e gado provenientes da Alemanha, Portugal e Espanha, depois que funcionários alemães confirmaram casos da existência da doença da vaca louca naquele país.

"Para evitar a proliferação da encefalopatia espongiforme bovina (BSE) na Lituânia, nós decidimos hoje (terça-feira) impor uma proibição temporária para importados de gado vivo e os seus derivados", disse Konstantinas Gedrimas, um diretor do serviço de alimentos e veterinária do país, à Reuters.

"A proibição temporária significa que, dependendo das pesquisas que estão sendo conduzidas na Alemanha, nós podemos retirar a imposição a algumas áreas que não foram afetadas pela BSE", ele acrescentou.

A Alemanha e a Espanha têm sido os últimos países a encontrarem casos de BSE, ligados a forma humana da doença de Creutzfeldt-Jakob, que já matou 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França.

As medidas são de precaução, porque a Lituânia não tem importado carne nos últimos cinco anos. Mas Gedrimas disse que o serviço de veterinária estava verificando se o gado importado poderia ter sido afetada pela doença.

A Lituânia já proibiu a importação de carne da Grã-Bretanha, França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

A vizinha Letônia disse na terça-feira que impediu a importação de carne da região suíça de Schleswig-Holstein, enquanto a Estônia introduziu uma proibição de cinco anos para a importação de carne vinda da Alemanha.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários