Notícias de saúde

Cérebro de Maestro Ouve de Maneira Diferente

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Além de um elegante traje de gala, os maestros parecem ter algo mais, uma capacidade mais aguçada que a média para discriminar os sons. Isso explicaria como podem identificar um único instrumento em um mar de música.

Na edição de fevereiro da Nature, pesquisadores alemães descreveram experiência em que compararam a capacidade de discriminação de sons dos maestros com a de um grupo de pianistas e um não músicos.

Ao medir a atividade cerebral dos participantes, os cientistas constataram que os maestros têm uma capacidade excepcional para perceber sons secundários no meio de um ruído maior.

Thomas Munte, da Universidade de Magdeburg, Alemanha, chefiou o estudo. Segundo os pesquisadores, as conclusões mostram que os anos de treinamento podem moldar a forma de funcionamento do cérebro.

No experimento, a equipe pôs os participantes do estudo sentados em frente a uma série de alto-falantes que desencadeou explosões de ruídos eletrônicos. Às vezes, havia um ruído diferente e os participantes tinham que localizar sua fonte. As ondas cerebrais registradas mostram que os maestros foram mais hábeis para se concentrar no barulho periférico, comparados aos outros dois grupos.

Os pesquisadores informaram que o treinamento dos maestros provavelmente melhora o processamento de sons, permitindo que escutem uma orquestra inteira e instrumentos individuais ao mesmo tempo.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários