Notícias de saúde

O amor embaralha o cérebro

08 de maio de 2024 (Bibliomed). Sabe quando dizem que "o amor é cego"? Pois bem, pesquisadores australianos tentaram desvendar como o amor age no cérebro humano e descobriram que o organismo de pessoas apaixonadas ativa vários hormônios ao mesmo tempo, chegando a 'embaralhar' o cérebro.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram 1.556 jovens adultos que se identificaram como estando apaixonados, e então analisaram a ligação entre o sistema de ativação comportamental do cérebro e o amor romântico.

Eles elaboraram perguntas que focaram na reação emocional ao parceiro, no comportamento quando a pessoa amada estava próxima e no foco que os entrevistados colocaram no parceiro, colocando-o acima das demais pessoas.

Os resultados mostraram que quando uma pessoa está apaixonada, o cérebro reage de maneira diferente a quando estamos sem uma forte conexão afetiva, fazendo do objeto do afeto o "centro da vida" da pessoa. O estudo mostrou, também, que o amor romântico está ligado a mudanças no comportamento e na emoção.

Fonte: Behavioural Sciences. DOI: 10.3390/bs13110921.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários