Notícias de saúde

BRASIL: APAE de São Paulo faz o Teste do Pezinho em Mais de 45 mil Crianças por Mês

São Paulo, 1 de Fevereiro (eHealthLA). A "triagem neonatal para erros inatos do metabolismo", ou o Teste do Pezinho, é um exame de sangue feito nos recém-nascidos que possibilita o diagnóstico de doenças que, se não forem tratadas precocemente, levam à deficiência mental. O laboratório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE-SP) é responsável pela realização do exame em mais de 45 mil crianças por mês e é considerado o maior do mundo em triagem neonatal.

Segundo o neuropediatra Marcelo Gomes, coordenador da área de saúde da APAE, por meio desse teste, pode-se detectar doenças como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e a anemia falciforme. “Apesar de ser obrigatório, o Teste do Pezinho não é aplicado em todos os recém nascidos, pois ainda é muito grande a falta de informação e de conscientização sobre a sua importância”, diz o médico.

Como é Feito

A coleta do exame deve ser feita na primeira semana de vida do bebê, de preferência quando ele ainda está na maternidade e já foi amamentado. O teste é seguro, rápido, simples e praticamente indolor: o sangue da criança é coletado em papel-filtro especial, através de uma punção em seu pezinho.

Os resultados são obtidos em uma semana. “Toda mãe deve exigir a realização do teste em seu filho, certificar-se que o sangue de seu bebê foi realmente coletado e buscar o resultado na data agendada, anexando-o à carteira de vacinação, para não confundir o Teste do Pezinho com a impressão do pé da criança, utilizada pelas maternidades para a sua identificação”, explica Gomes.

A Deficiência no Brasil

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 10% da população brasileira é afetada por algum tipo de deficiência, sendo que praticamente a metade desse total é de portadores de deficiência mental.

Esse último índice poderia ser bem menor se o Teste do Pezinho fosse efetivamente realizado em todas as regiões do país. Segundo a APAE-SP, a realização do teste é um direito previsto por lei de todos os cidadãos brasileiros e deve ser exigida pelos pais dos recém-nascidos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários