Notícias de saúde

Naftalina Causa Câncer em Animais, Segundo Estudo

29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A naftalina, ingrediente que dá a repelentes contra traças e desodorizadores de sanitários seu odor característico, causa câncer em ratos, afirmaram pesquisadores do governo norte-americano esta semana.

Os animais que inalaram gases de naftalina desenvolveram câncer a uma taxa alta o suficiente para preocupar cientistas do Programa Nacional de Toxicologia (NTP), que devem determinar se as pessoas correm o mesmo risco.

Os ratos desenvolveram tipos raros de câncer no nariz, de acordo com os pesquisadores.

"Os ratos do estudo foram expostos por inalação, assim como as pessoas, a doses comparáveis a algumas exposições em locais de trabalho e consumo humano", afirmou o Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, que administra o NTP, em um comunicado.

A Administração de Saúde e Segurança Ambiental, a Agência de Proteção Ambiental e outras agências sugeriram a realização dos testes após trabalhadores alemães expostos à naftalina desenvolverem alguns tipos de câncer, como de laringe, gástrico, nasal e de cólon.

"Ao contrário do velho clichê de que 'tudo causa câncer', quase metade das substâncias químicas testadas não produzem tumores em roedores de laboratório e, com raras exceções, descobrimos que as substâncias químicas que causam tumores ou outras doenças em roedores eventualmente causam problemas similares, se não idênticos, em humanos", disse o NTP.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários