Notícias de saúde

Casos de HIV na Grã-Bretanha Atingem Nível Recorde

26 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O número de britânicos diagnosticados com o vírus que causa a Aids atingiu um nível recorde, de acordo com números divulgados na quinta-feira.

O Serviço de Laboratórios da Saúde Pública (PHLS) disse que 2.868 pessoas foram diagnosticadas com o HIV no ano passado, uma alta de 7 por cento em relação a 1999, e o número deve aumentar.

"Este é o segundo ano consecutivo em que registramos altos índices de diagnóstico de HIV", disse o médico Barry Evans, do PHLS.

"Estamos agora há duas décadas na epidemia de HIV, mas continuamos a ver novos casos da infecção, que pode ser prevenida na maior parte dos casos. Não podemos ser negligentes quanto ao sexo seguro."

Homens gays e homossexuais continuam o maior grupo de risco para o HIV, mas nos dois últimos anos mais heterossexuais do que gays contraíram o vírus.

Evans disse que a alta incidência de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorréia, indica que as pessoas estão se colocando em risco de adquirir o HIV. No mês passado, o PHLS divulgou estatísticas mostrando que as DSTs estão em uma alta recorde de dez anos.

Mais de 20 mil pessoas na Grã-Bretanha são agora diagnosticadas como portadoras do vírus. A organização de combate à Aids Terrence Higgins Trust acredita que até 10 mil pessoas, além das diagnosticadas, têm o vírus sem saber.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários