Notícias de saúde

Europa Pode Ser Atingida Por Epidemia da Vaca Louca

LONDRES (Reuters) - A Europa não pode mais dar garantias de que sua carne está livre da doença da vaca louca e irá enfrentar a epidemia que atingiu a Grã-Bretanha caso os países do continente não implementem novas medidas de controle, afirmaram cientistas britânicos na quarta-feira.

Os cientistas, alguns criticando o imobilismo dos governos, disseram que as medidas tomadas até o momento mostravam-se frágeis e poderiam não evitar a disseminação da encefalopatia espongiforme bovina (BSE), nome científico da doença da vaca louca.

"A Europa está na mesma situação em que estamos, porque a Grã-Bretanha não resolveu o problema. Ainda temos mais casos de BSE neste país que em todos os outros juntos", afirmou John Owen, professor da Universidade de Gales.

"E ainda não dispomos de um método de teste 100 por cento confiável para animais vivos e jovens. Ainda é necessário um bocado de trabalho para obtermos um teste confiável para a BSE em animais vivos", afirmou Owen, que em 1996 comunicou às autoridades de seu país que a doença estava se espalhando mais rápido do que pensavam.

Segundo o cientista, era elogiável um acordo assinado na terça-feira por países da União Européia (UE) e que prevê a ampliação dos testes de BSE para um número maior de animais.

Owen notou, porém, que entraves burocráticos poderiam levar à uma nova epidemia na Grã-Bretanha devido à entrada de carne contaminada vinda de outros países.

Na terça-feira, os ministros da Agricultura da UE concordaram em submeter todos os animais com mais de 30 meses aos testes.

Na quarta-feira, a Espanha identificou seu primeiro caso da doença. O governo do país afirmou que se tratava de uma ocorrência isolada.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários