Notícias de saúde

Palestinos Dizem que Israel Usa Armas de Urânio Empobrecido

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Palestinos entregaram um relatório para as Nações Unidas dizendo que armas israelenses usadas durante os quatro meses de conflitos na região contêm urânio empobrecido, disseram fontes da Liga Árabe na quinta-feira.

O documento da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) acusou as forças de segurança israelenses de usar artilharia contendo urânio empobrecido em navios de guerra e em armas de helicópteros.

"Helicópteros Apache e Cobra dispararam mísseis desse tipo em escritórios do Fatah em Ramallah no início de novembro, destruindo-os completamente", dizia o documento, referindo-se ao grupo Fatah, do presidente palestino Yasser Arafat. "Balas revestidas de urânio empobrecido foram usadas contra um grupo de jovens afiliados ao Fatah na área de Ramallah," acrescentou.

Palestinos e israelenses estão envolvidos num conflito que começou em setembro e no qual morreram pelo menos 322 palestinos e 44 israelenses.

Um oficial do exército israelense negou as acusações.

"Urânio empobrecido não é usado em munição aérea ou antiaérea. Com relação às forças terrestres, o exército israelense não usa, não usou e nem usará munição com urânio empobrecido", disse um oficial do exército à Reuters.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários