Notícias de saúde

Alemanha Diz Que Soldados Não Foram Contaminados por Urânio

15 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Membros alemães das forças de paz estacionadas em Kosovo não mostraram sinais de ter sido contaminados pela munição de urânio empobrecido usada durante bombardeios contra a Iugoslávia, afirmou um estudo oficial divulgado na sexta-feira.

Testes de urina realizados por um corpo médico a pedido do Ministério da Defesa da Alemanha não encontraram nos soldados traços de urânio empobrecido, um metal radioativo e pesado.

"Todas as medições de urânio ficaram nos níveis esperados nos grupos que foram expostos", afirmou Paul Roth, especialista em radiação do órgão de pesquisa que realizou os testes.

Respondendo às afirmações feitas pela Itália, segundo a qual soldados seus morreram de leucemia provocada pela exposição ao urânio, o ministro alemão da Defesa, Rudolf Scharping, disse que o risco para os soldados de seu país era "insignificante".

Mas Roth afirmou haver riscos para a população em áreas onde as armas com urânio empobrecido foram usadas, em especial para crianças.

As munições que usam o metal em sua composição se pulverizam com o impacto, criando nuvens de poeira radioativa que podem penetrar no corpo humano através dos pulmões.

O instituto de Roth testou a urina colhida de 121 soldados alemães antes, durante e depois de terem passado uma temporada na Província iugoslava de Kosovo. Alguns foram encarregados de remover os destroços de veículos atingidos por munição com urânio empobrecido.

"Nossos resultados mostraram que nenhum dos soldados testados foi contaminado pelo urânio empobrecido", disse Roth.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários