Notícias de saúde

Descoberta Proteína que Liga Obesidade a Diabete

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas norte-americanos revelaram na quarta-feira que descobriram uma nova peça do quebra-cabeça sobre o que leva as pessoas obesas a apresentarem mais tendência para desenvolver diabete.

Atualmente os países industrializados estão vivendo epidemias de obesidade e diabete. Mais de 80 por cento das pessoas com diabete tipo 2, aquela que aparece na fase adulta, são obesas. Mas ainda não está completamente explicado por que o excesso de gordura causa a enfermidade.

Mitchell Lazar e pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia acreditam que parte dessa resposta pode ser encontrada em uma proteína chamada resistina, que é liberada pelos tecidos adiposos e pode ser um alvo para novas drogas contra a diabete.

"A resistina é um novo hormônio. É uma proteína produzida pelas células de gordura e secretada na corrente sanguínea", disse Mitchell Lazar, diretor do centro de diabete da universidade.

"Não é apenas encontrada em células de gordura. Seus níveis são aumentados na obesidade, circula como um hormônio e tem propriedades de alguma coisa que deve ser uma grande peça no quebra-cabeça existente para explicar diabete tipo 2 no surgimento da obesidade."

A diabete é causada pela deficiência ou falta de insulina. Os que sofrem dessa doença não conseguem metabolizar a glicose, açúcar no sangue, de forma eficiente. Em baixos índices pode causar coma, mas quando alcança níveis altos pode levar à cegueira, doença cardíaca, derrame, problemas renais e danos neurais.

Lazar e sua equipe identificaram a resistina ao estudar os efeitos de drogas para tratar a diabete em células de gordura de ratos. Eles descobriram que as drogas reduziram os níveis da proteína. Quando eles desenvolveram o hormônio em laboratório e deram aos ratos, ele fez com que o nível de açúcar nos animais aumentasse.

A pesquisa está publicada na revista científica Nature.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários