Notícias de saúde

Johnson & Johnson Retira Antidepressivo de Mercado Britânico

18 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O antidepressivo Droperidol, da Johnson & Johnson, terá sua produção suspensa a partir do fim de março, pois a empresa está preocupada com a possibilidade de o produto estar associado a problemas cardíacos.

Por meio de comunicado divulgado pela Internet, o Comitê de Segurança de Medicamentos do Reino Unido disse que a subsidiária da empresa, a Janssen-Cilag, decidiu voluntariamente suspender a fabricação do produto droperidol após uma avaliação do risco-benefício, realizada a pedido da Agência de Controle de Medicamentos.

"A empresa concluiu que a fórmula oral deve ser suspensa para evitar o seu uso em quadros crônicos e a fórmula injetável não estará mais disponível comercialmente", dizia o comunicado. A Janssen-Cilag disse à Reuters Health que um recall mundial estava sendo planejado.

O Droperidol é usado na psiquiatria para acalmar pessoas que são agitadas ou que têm manias. A injeção é usada na anestesia para reduzir a dor da cirurgia e para tratar efeitos de pós-operatório, como náusea e vômito.

A Agência de Controle de Medicamentos anunciou estar preocupada com a segurança do produto após pesquisadores ingleses publicarem um estudo na revista "The Lancet" no dia 25 de março do ano passado, mostrando que tanto droperidol quanto um outro antidepressivo, chamado tioridazina, poderiam estar associados a danos ao coração.

O Comitê de Segurança de Medicamentos recomendou que os médicos receitassem droperidol apenas para tratamentos de curto prazo, enquanto o estoque estiver disponível. No entanto, nenhum paciente novo deverá começar a ser tratado com o medicamento. Recomendou ainda que nenhum paciente deverá interromper o uso do produto enquanto um tratamento substituto não for identificado. Pacientes que hoje usam droperidol devem procurar o psiquiatra e substituir o produto por outro tratamento, o comitê informou.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários