Notícias de saúde

BRASIL: Hospital Consegue Erradicar Contaminação Vertical de HIV em Bebês

São Paulo, 16 de Janeiro(eHealthLA). O Hospital Fêmina, de Porto Alegre, está conseguindo erradicar o HIV, vírus causador da Aids, de seus recém-nascidos. O número de crianças nascidas de mães infectadas está zerado desde março do ano passado. Outro dado importante é que, entre janeiro de 1998 até aquela data, apenas três crianças nasceram soropositivas vítimas da transmissão vertical (da mãe para o bebê) na instituição.

O número é similar ao de países de Primeiro Mundo. No Brasil há 13 mil gestantes portadoras do vírus HIV. Segundo o Ministério da Saúde somente no ano 2000, nasceram aproximadamente 8 mil crianças portadoras do vírus HIV. Até 1995 30% das gestantes portadoras do HIV transmitiam o vírus para os recém nascidos.

Programa de Intervenção Perinatal

Em dezembro de 1999, o Hospital Fêmina tornou-se oficialmente Centro de Tratamento e Prevenção da Transmissão VerticalHIV/DST, do Ministério da Saúde. Segundo a Dra. Rosana Campos da Fonseca, coordenadora do programa, ele é preventivo, começa nas primeiras fases da gestação e segue por vários meses depois do nascimento da criança.

“Este reconhecimento deve-se ao estudo desenvolvido, durante dois anos, com 120 casos recém nascidos de mães portadoras do vírus, que foram submetidos ao tratamento, sendo que destes, apenas 2 contaminaram-se”, explica a coordenadora.

Cerca de 3% dos 600 partos que ocorrem mensalmente no Fêmina, um dos hospitais do Grupo Conceição, são de mulheres contaminadas com o HIV. Cerca de dois terços das gestantes infectadas tratadas no Fêmina descobrem ser portadoras do HIV durante os exames do pré-natal.

Assistência à Gestante Soro Positivo

- Pré-natal qualificado;

- Oferecimento do teste anti-HIV para 100% das pacientes;

- Apoio a paciente frente ao impacto do diagnóstico;

- Anti-retrovirais conforme adequação do tratamento;

- Supervisão e acompanhamento individual da paciente durante todas as fases do parto;

- Seguimento do atendimento mãe/filho até o 2° ano de vida.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários