Notícias de saúde

Tamanho da Cintura Pode Ajudar a Diagnosticar Doenças

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Determinar quem tem risco de doenças graves, como diabete tipo 2, pode ser tão simples quanto medir a cintura de um paciente.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e departamentos de saúde de dez países informaram que a circunferência da cintura e o índice de massa corporal (IMC) -- medida do peso em relação à altura -- pode identificar os riscos de saúde associados ao excesso de peso e obesidade.

"São ferramentas simples, baratas e disponíveis para que clínicos gerais avaliem o estado de saúde dos pacientes", declarou Frank Vinicor, diretor do programa para diabete do CDC.

Conforme trabalho recente do CDC, o aumento da obesidade nos anos 90 pode ter contribuído com 33 por cento do crescimento dos diagnósticos de diabete tipo 2 no período.

As recomendações atuais, publicadas na edição de janeiro do American Journal of Clinical Nutrition, estão baseadas em uma revisão de estudos sobre a associação entre medidas corporais e doença.

Os pesquisadores verificaram que pessoas com medidas similares da circunferência da cintura tinham taxas comparáveis de diabete tipo 2, independentemente da idade e, em mulheres, a taxa de doença cardíaca aumentou proporcionalmente ao IMC e ao tamanho da cintura.

A equipe de Jaap C. Seidell, do Instituto Nacional de Saúde Pública e Proteção Ambiental, em Bilthoven, Holanda, recomendou que os clínicos gerais usem o IMC e a circunferência da cintura como instrumentos para discutir a prevenção com os pacientes.

De qualquer forma, os pontos de diminuição de riscos podem variar entre populações e grupos étnicos, observaram os pesquisadores.

Estudos anteriores mostraram que pessoas com excesso de peso concentrado no abdômen -- corpo em forma de maçã -- apresentam maior risco de desenvolver certas doenças crônicas que as pessoas que tendem a concentrar peso nas nádegas e coxas -- corpo em forma de pêra. A circunferência da cintura pode avaliar os padrões gerais de ganho de peso.

O BMI e a circunferência da cintura "estão relacionados a importantes consequências para a saúde e são fáceis e relativamente baratos de medir, podendo ser monitorados ao longo do tempo tanto pela própria pessoa quanto pelo seu médico", concluíram os autores.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários