Notícias de saúde

Brasil: Médicos Reforçam a Importância da Hidratação Para Saúde

São Paulo, 15 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Responsável por 60% do corpo humano adulto, a água é imprescindível para o funcionamento de todo o organismo. Ela tem a função de regular a temperatura do corpo, eliminar resíduos metabólicos pela urina e fazer a melhor distribuição de nutrientes entre os órgãos. Segundo o endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Mário Kehdi Carra, vale informar que a água não tem nenhuma caloria e ainda ajuda a diminuir a sensação de fome, melhorando a circulação sangüínea e auxiliando no tratamento da celulite.

Especialistas ressaltam que dois litros de água por dia é a quantidade mínima para que o corpo consiga repor as perdas obtidas pelo suor e urina, além de hidratar o organismo. “Não se esqueça que a água para ser consumida deve estar filtrada ou fervida, ser incolor e não apresentar cheiro ou gosto”, diz Carra. Segundo os especialistas, as razões para uma boa dose de hidratação diária são várias.

O funcionamento dos órgãos depende da saúde das células. Para elas desempenharem bem seu papel, precisam receber vitaminas, minerais, açúcar e proteínas, etc. ''A água faz o transporte dos nutrientes e permite a maior parte das reações químicas que mantêm a vida'', explica Paulo Sérgio Santos, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Rins

Além disso, a falta de água pode provocar o mau funcionamento dos rins. Impedido de através da água filtrar as toxinas e os sais minerais, o órgão tende a concentrar esse material, aumentando o risco de formação de cálculos renais. A uréia retida também dificulta a coagulação do sangue, facilitando sangramentos. Repor a quantidade de água perdida é uma forma de restabelecer o equilíbrio.

Água Durante e Exercícios

Fisiologistas da Universidade de Ontário, no Canadá, acompanharam 327 freqüentadores de clubes em aulas de aeróbica e sessões de corrida. Parte deles tomou um pouco de água antes e depois do exercício. A outra parte permaneceu bebendo líquido a cada cinco minutos.

No estudo, a resistência de todos os participantes estava sendo monitorada. Em média, ela foi maior naqueles que continuaram tomando água durante a atividade física. "Repor líquidos é fundamental para o organismo que se exercita", diz o personal trainer paulista Thiago de Moraes. " Estudos como este dão respaldo para as dicas que a gente não se cansa de dar a quem vai fazer ginástica. Muitas pessoas insistem em ficar com sede durante a prática ", comenta.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários