Notícias de saúde

Quem Diz Que Faz Exercício Causa Uma Boa Impressão

08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Se você quer impressionar alguém, deixe escapar que faz exercícios regularmente.

Especialistas canadenses descobriram que informações sobre os hábitos de exercício têm peso significativo quando alguém está formando uma impressão sobre que tipo de pessoa você é.

"A sociedade tem uma percepção bastante positiva de pessoas que se exercitam e muito negativa sobre pessoas sedentárias", disse à Reuters Health Kathleen A Martin, da Universidade McMaster, em Ontário. "Essa percepção está associada ao modo como avaliamos a personalidade de uma pessoa e sua aparência", acrescentou Martin.

"Se você quer causar uma boa impressão em alguém que encontra pela primeira vez, deve deixar a pessoa saber que você pratica exercícios", observou a pesquisadora. "Se você é um saco de batata paradão, não divulgue a informação", disse Martin.

Os pesquisadores pediram a 627 homens e mulheres que avaliassem a personalidade e atributos físicos de uma pessoa a partir de uma breve descrição que incluiu gênero e informações sobre a prática de exercício. Para comparação, a equipe também incluiu descrições de pessoas cujos hábitos de exercício eram desconhecidos.

As pessoas descritas como praticantes de exercício foram consideradas "um grande trabalhador, mais confiante e tendo mais autocontrole", que as pessoas que não faziam exercícios e as do grupo de comparação, informaram os autores em edição recente do Journal of Sports and Exercise Psychology.

Quem não fazia exercícios foi visto como alguém com poucos amigos, pouco corajoso, não muito esperto, deselegante, infeliz, pouco sociável e pouco amigável, em relação aos integrantes dos outros dois grupos.

Os atributos físicos dos que não se exercitavam também foram piores que os que praticavam exercício ou que os indivíduos no grupo controle.

A imagem que transmitiram foi a de pessoas doentias, magricelas e sexualmente pouco atraentes, enquanto os praticantes de exercícios foram vistos como saudáveis, musculosos e sexualmente atraentes.

"Achamos que o conhecimento dos benefícios físicos do exercício tem um efeito positivo sobre a impressão dos que avaliam os atributos físicos dos que praticam exercícios", escreveram os pesquisadores.

A pesquisa está baseada em um estudo anterior em que Martin verificou que os estereótipos negativos de mulheres com peso acima do normal podem ser superados se a mulher for vista como alguém que pratica exercícios.

"Pessoas que incluíram a prática de atividades físicas entre suas resoluções de Ano Novo, devem saber que há grandes vantagens sociais associadas ao exercício, que serão vistas de forma mais positiva só por causa do hábito de se exercitar", acrescentou Martin.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários