Notícias de saúde

Amianto é encontrado em algumas marcas de lápis de cera para crianças

19 de agosto de 2015 (Bibliomed). O amianto é um conhecido agente cancerígeno que leva a morte de até 15.000 indivíduos por ano, apenas nos Estados Unidos. Apesar de se acreditar que a presença do amianto em produtos de uso pelas crianças já não existisse mais, as fibras de amianto foram encontrados em lápis de cera e outros brinquedos vendidos nos Estados Unidos, de acordo com um novo relatório de um grupo de defesa da saúde ambiental.

O relatório do Fundo de Ação EWG (Environmental Working Group) apresentado em julho de 2015 indicou que os lápis de cera foram comprados entre fevereiro e maio deste ano em duas cadeias nacionais - Party City e Dollar Tree - em um condado suburbano perto de San Francisco, na Califórnia.

No total, 28 marcas do lápis de cera e 21 kits de brinquedos de impressões digitais foram testados. Todos os resultados positivos foram reconfirmados por um segundo laboratório independente, disse a EWG.

Os resultados de um teste positivo para amianto criam um quadro assustador: uma criança exposta ao amianto tem 3,5 mais probabilidade aos 25 anos de idade de desenvolver mesotelioma, uma doença pulmonar que só é causada pelo amianto, pelo causa do tempo de latência entre a exposição longa e diagnóstico, de acordo com o Comitê Britânico sobre Carcinogenicidade

Fonte:  EWG Action Fund

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários