Notícias de saúde

Epidemia que Lembra Ebola Ameaça o Congo

08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Especialistas da área de saúde tentavam controlar uma epidemia de febre hemorrágica na República Democrática do Congo em meio a temores de que poderia se tratar de mais um ataque do vírus Ebola, disseram autoridades na sexta-feira.

A epidemia foi identificada na região de Ituri, nordeste do Congo, perto da fronteira com Uganda. A agência de notícias católica Misna afirmou que seis pessoas morreram da doença na região desde novembro passado.

Mas não está claro ainda se o mal foi causada pelo Ebola, um vírus responsável por provocar uma febre intensa e sangramento interno generalizado. O ataque do Ebola costuma matar suas vítimas em um período de 21 dias.

O representante da Organização Mundial de Saúde (OMC) em Uganda, Oladapo Walker, disse que testes seriam realizados e que especialistas já tinham sido enviados à região afetada.

"Amostras foram enviadas para a África do Sul para serem testadas e membros do grupo Médicos Sem Fronteira (MSF) chegaram à área", afirmou Walker à Reuters em Campala, capital ugandense.

O Ministério da Saúde de Uganda mandou que as autoridades da região fronteiriça ficassem em alerta para impedir a entrada de pessoas contaminadas no país.

Uma epidemia do vírus Ebola no distrito de Gulu, norte de Uganda, matou 162 pessoas entre setembro e dezembro últimos. Novos casos, porém, não foram relatados na região desde dias antes do Natal.

Lutongo Paluku, um médico que trabalha no Congo, informou à Misna ter encontrado cinco pessoas com uma doença hemorrágica em Ituri entre 27 de novembro e 10 de dezembro. Outros três novos casos foram relatados em Bunia, uma área próxima. Dos contaminados, seis morreram.

Segundo Paluku, os sintomas dos doentes eram semelhantes aos apresentados por pessoas contaminadas pelo Ebola. Gulu fica a cerca de 160 quilômetros de Bunia.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários