Notícias de saúde
03 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Altos níveis de THC — o composto da maconha que causa o efeito psicoativo — podem afetar o desenvolvimento dos óvulos e levar a problemas de fertilidade, abortos espontâneos e alterações cromossômicas nos embriões, indica pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá.
Pesquisadores analisaram mais de 1.000 amostras de fluido ovariano de pacientes submetidas a tratamento de fertilidade. Eles compararam óvulos não fertilizados (oócitos) de 62 mulheres que testaram positivo para THC com um grupo de controle que não usou cannabis. O estudo descobriu que mulheres com níveis detectáveis de THC apresentavam uma taxa de maturação de óvulos mais alta. No entanto, elas também produziam menos embriões com o número correto de cromossomos.
Os óvulos imaturos foram doados por mulheres submetidas a tratamento de fertilidade e não eram adequados para uso. Quando os óvulos foram expostos ao THC em laboratório por 24 horas, os pesquisadores encontraram mais fusos mitóticos alterados — problemas estruturais que afetam os cromossomos. Essas alterações podem interferir no desenvolvimento saudável do embrião.
Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-025-63011-2.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias