Notícias de saúde
29 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Uma dieta saudável à base de plantas pode proteger as pessoas de doenças inflamatórias intestinais, sugere estudo da Universidade de Zhejiang, na China. Pessoas que consumiam alimentos saudáveis à base de plantas apresentaram um risco 14% menor de desenvolver doença de Crohn e um risco 8% menor de desenvolver colite ulcerativa. Por outro lado, uma dieta pouco saudável, com maior teor de gorduras animais e óleos vegetais, foi associada a um aumento de 15% no risco de doença de Crohn.
Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 143.000 pessoas participantes do UK Biobank, um projeto de pesquisa de saúde em larga escala realizado com residentes do Reino Unido. Como parte do projeto, os pacientes responderam a questionários sobre dieta. Durante um período médio de acompanhamento de 14,5 anos, mais de 1.000 pessoas desenvolveram doença inflamatória intestinal, segundo os pesquisadores. Os pesquisadores classificaram a dieta dos participantes com base na ingestão de alimentos vegetais saudáveis, alimentos vegetais não saudáveis e produtos de origem animal.
A análise mostrou que uma maior ingestão de frutas e vegetais foi responsável por parte da redução do risco de doença de Crohn, disseram os pesquisadores. Exames de sangue realizados nos participantes indicam que as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos de origem vegetal podem explicar essa proteção.
De acordo com os autores, essas descobertas reforçam a associação benéfica entre dietas saudáveis à base de plantas e a redução do risco de colite ulcerativa e doença de Crohn, e podem fornecer informações importantes para o desenvolvimento de diretrizes alimentares voltadas para a prevenção de doenças inflamatórias intestinais.
Fonte: Molecular Nutrition & Food Research. DOI: 10.1002/mnfr.70151.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias